A rede CVS foi autorizada a unir sua operação com a Aetna, de planos de saúde. Fusões entre farmácias e seguradoras têm levantado polêmica.
A CVS Health, uma das maiores redes de farmácias do mundo, consolidou a sua fusão com a empresa de planos de saúde Aetna, nos Estados Unidos. A fusão move 69 mil milhões de dólares e foi aprovada pela justiça americana com algumas condições.
Para que uma rede de farmácias, a Aetna estará obrigada a abrir mão da parceria que tem com o governo norte-americano para dispensar medicamentos ao Medicare, administrado pelo estado.
A CVS é a última grande varejista de medicamentos dos Estados Unidos a assinar o acordo com os planos de saúde. Em setembro, o Departamento de Justiça dos estados unidos aprovou a fusão entre a companhia de seguros Cigna e uma das maiores concorrentes da CVS, a Express Scripts.
O The New York Times destacou que a onda de fusões entre companhias de seguros e os varejistas de medicamentos pode significar uma melhoria no atendimento e reduzir o custo para as empresas. Por outro lado, há críticas relacionadas a um possível aumento no preço dos medicamentos com a concentração do mercado (e os dados captados pelas empresas) na mão de poucos jogadores.
Preços ao consumidor
Os varejistas de medicamentos tiveram uma ampla margem de manobra ao longo de décadas para trabalhar o preço dos medicamentos, ao lado da indústria farmacêutica nos Estados Unidos. O aumento no preço dos medicamentos causou o descontentamento popular.
A preocupação é sobre a provável concentração ainda maior do mercado. “Haverá organizações gigantescas”, disse Adam J. Fein, diretor-executivo da Drug Channels Institute, uma empresa de pesquisa, ao NYT.
Antes da fusão entre CVS e Aetna, os Estados Unidos já tinham visto a união da varejista OptumRx com a UnitedHealth Group, de planos de saúde. O Hino, que já comercializava planos de saúde em vários estados, está desenvolvendo sua própria operação de farmácia interna.
CVS no Brasil
No Brasil, a CVS adquiriu a rede de farmácias Onofre há cinco anos. A rede afirmou que, em breve, as drogarias terão seus nomes mudados para Onofre CVS Pharmacy e suas lojas, passam a ser mais automatizadas, robôs e self-checkout. As primeiras mudanças estão acontecendo na unidade de Onofre na avenida Paulista, rua Pamplona, área nobre de São Paulo.
Fonte: NOVO VAREJO