De acordo com um estudo da Universidade de Hertfordshire, em pessoas com traços puristas da personalidade podem apresentar problemas parecidos com as pessoas que têm o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
O perfeccionismo e o TOC são diferentes; os perfeccionistas tendem a ser autocríticos quando não são capazes de atingir o mais alto padrão de conduta imposto por eles mesmos. Essas pessoas se preocupam com regras, detalhes, listas, e tendem a colocar o trabalho/estudo sempre em primeiro lugar.
Essas pessoas podem ser muito rígidos. Além disso, costumam ter dificuldade para distribuir as tarefas e têm o hábito de guardar objetos antigos sem qualquer tipo de utilidade ou de valor sentimental.
Como explica o professor de neurologia cognitiva da Escola da Vida e Ciências Médicas , Dr. Keith Laws, não há uma única pontos negativos. Segundo ele, apesar da associação com o TOC, pessoas perfeccionistas não tem, necessariamente, a doença. “Na realidade, cada um de nós pode expressar tendências perfeccionistas até certo ponto”, sugere. Segundo ele, “o que descobrimos é que os puristas se encontram bloqueados. Isso significa que eles têm uma forma rígida de pensar sobre os problemas e como resolvê-los. Continuam a utilizar a mesma estratégia ou abordagem nas atividades, mesmo quando ela está obviamente mal sucedida e, ainda que tenha recebido e entendido um comentário sobre isso. Este perfil coincide notavelmente com o de alguém com TOC”, conclui.
Será que você tem TOC, é perfeccionista ou não passa? Faça o teste abaixo e descubra!
Fonte: Fatos Desconhecidos