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MAN fornecerá motor a GLP para VLGC de 86 mil m3.

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Fonte: Portos e Navios

O Estaleiro Jiangnan, de propriedade de a China State Shipbuilding Corporation (CSSC), encomendou um motor alimentado por GLP para um grande navio gaseiro de 86 mil metros cúbicos (VLGC), informou a MAN Energy Solutions.

O navio , que estará equipado com o motor MAN B & W 6G60ME-LGIP, está sendo construído para a levantadora Tianjin Southwest Maritime (TSM), com previsão de entrega no segundo semestre de 2021.

“Com o ano 2020 e as novas emissões de OMI [International Maritime Organization] está se aproximando rapidamente, o interesse em utilizar o GLP como combustível está crescendo por ser livre de enxofre, dispor de uma vasta oferta, competitividade de preços e a facilidade de fornecimento. O HOMEM Energy Solutions, sentimos que a introdução do ME-LGIP [Liquid Gás de Injeção de gás Propano] está mostrando oportuna”, disse o Site Foldager, vice-presidente sênior de negócios de motores de dois tempos, da mão-de-Energy Solutions.

MAN Energy Solutions recebeu os primeiros pedidos para o novo motor no início de 2018, quando a Hanjin Heavy Industries anunciou que iria construir dois VLGCs nos estaleiros, nas Filipinas, para a Exmar, a empresa belga integrada de transporte de gás. As novas embarcações de 86 mil metros cúbicos movem-se, cada uma delas, por um motor individual MAN B & W 6G60ME-LGIP Mk9.5.

O fabricante recebeu as primeiras ordens de serviços para motores adaptados à ME-LGIP em setembro de 2018, quando assinou um contrato com a BW LPG para a primeira conversão do mundo, de quatro motores com combustível pesado (HFO) de biocombustíveis para motores a GLP.

O pedido inclui opções para novas adaptações no futuro, com o trabalho previsto para começar em 2020.

A companhia informou também que o motor ME-LGIP experimentou uma redução de até 18% no CO2 e cerca de 90% de redução do material particulado ao funcionar com GLP, comparado com o HFO, e espera uma forte demanda por este tipo de motor em VLGCs e embarcações de cabotagem.

O GLP é um combustível amigo do ambiente, da mesma classe que o gás natural liquefeito (GNL). Um motor a GLP irá reduzir significativamente as emissões, o que permite que as embarcações estejam em conformidade com as rígidas regulamentações de emissão de dióxido de enxofre (SOx) da OMI, que entram em vigor de forma global a partir de 2020.

De acordo com o VELHO, o futuro do GPL como combustível viável para o transporte marítimo parece promissor, já que não exigirá um investimento tão grande em infra-estrutura, como as instalações de abastecimento, em contraste com outros combustíveis gasosos. Como fonte de energia, a disponibilidade é alta e o GLP é mais fácil de armazenar e manipular, em comparação com os combustíveis criogênicos.

Além disso, o GLP é, tradicionalmente, um combustível mais barato que o diesel (MGO) e ainda oferece o mesmo desempenho e eficiência.

Fonte: www.sindigas.org.br/novosite/?p=13873

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