Caminhões da Ultragaz recolhem o óleo de cozinha usado em várias cidades do Brasil
Posted By : SindigásComments Off
Fonte: http://www.asdbnoticias.com.br
A campanha “Junte-se Óleo: Ultragaz Coleta e Soja de Reciclagem”, resultado de uma parceria entre a Ultragaz, Instituto Triângulo e Bunge, está em ação a partir de 2014 e já foi recolhido, desde então, mais de 450 mil litros de óleo de cozinha usado, impactando cerca de 250 mil famílias. A campanha está presente nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul e São Paulo.
No total, são mais de 380 revendas envolvidas com o projeto. Estas revendas usam seus caminhões para a coleta do material nas residências. O que é recolhido apenas destinado à produção de biodiesel e sabão biodegradável. Além de fornecer um botijão de gás para a população de todo o país, temos a preocupação de minimizar os impactos ambientais diversos.
Projeto recicla material que seria descartado incorretamente
Cada dois litros de óleo de cozinha entregue em caminhões Ultragaz, o cidadão recebe em troca de duas barras de sabão biodegradável produzido com parte do que é recolhido pelos veículos. Outra parte desse óleo recebido vira biodiesel.
Os caminhões que podem receber as doações têm pistas indicativas, que falam sobre o projeto. O objetivo da ação é estimular continuamente a população para a conscientização em relação à eliminação desta substância. O público principal a ser atingido é aquele formado por donas de casas, que utilizam óleo nas receitas do dia-a-dia.
O público recebe os distribuidores de um folheto informativo sobre a ação, para ajudá-los a realizar a coleta de forma correta em suas residências. O óleo usado deve ser armazenado em garrafas de plástico de dois litros com tampa, evitando vazamentos. O material arrecadado será segue para o Instituto Triângulo, que é o responsável pela fabricação do sabão e também para o transporte do óleo para a produção de biodiesel.
Além da coleta do óleo, há o objetivo de esclarecer sobre a importância da reciclagem e descarte adequado deste resíduo. Se a substância é jogada no ralo da pia, pode causar um enorme impacto negativo no meio ambiente: a cada litro de óleo de cozinha pode contaminar até 20 mil litros de água!