Sindigás ” As vantagens do GLP para uso de secagem de produtos agrícolas – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

As vantagens do GLP para uso de secagem de produtos agrícolas

Posted By : Comments Off

Fonte: Nordeste Rural | Home / Recife | PE

Muita gente pensa que o GLP – gás liquefeito de petróleo – é, e só pode ser usado como o popular gás de cozinha em botijões que iluminam-se fogões para cozinhar os alimentos. No entanto, trata-se de um produto que vem ganhando cada vez mais utilizações por sua eficiência, capacidade e por ser um combustível limpo. Actualmente, o sector agro-alimentar é o terceiro maior consumidor de GLP só perdendo para o mercado comercial (que inclui o uso doméstico) e industrial – cabe agora a cerca de 8% da venda de GLP no Brasil. O uso do GLP na secagem de grãos e sementes tem crescido bastante.

Para Vicente Longatti, gerente nacional de vendas industriais da Copagaz, o GLP pode ser utilizado, que vantagens financeiras, ambientais, de saúde e na qualidade e produção. Entre essas vantagens, destaca-se, por exemplo, que o GLP reduz o grau de umidade, após a colheita do grão e semente, evitando perdas com fungos e germinação no processo de coleta e armazenamento de pré-venda ao consumidor

Outras vantagens vem de seu poder calorífico. O GLP melhora a qualidade final do grão e a semente – evita a ruptura do grão e deixa com um aspecto mais limpo. Também não tem cheiro, já que evita o contato com a fumaça e monóxidos gerados pela lenha e biomassa, por exemplo.

Através da utilização do GLP é possível fornecer o controle e uniformidade durante todo o processo, o que é essencial para um produto de qualidade superior, no caso de torrefação de café, onde se obtém o controle total da temperatura durante o processo de secagem.

O GLP também polui menos e não contribui para a destruição de vegetação nativa, oferece menos riscos de saúde para aqueles que trabalham com ele, já que evita a exposição ao calor e partículas tóxicas que são gerados na queima de lenha e biomassa. Finalmente, analisando a questão econômica, o GLP oferece um aumento de 20% a 30% na produtividade, gerando mais lucro para o produtor rural.

 

Fonte: www.sindigas.org.br/novosite/?p=12935

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *