Sindigás ” a Petrobras anuncia a venda de oito refinarias e decide reduzir a participação da BR Distribuidora – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Petrobras anuncia a venda de oito refinarias e decide reduzir a participação da BR Distribuidora

Posted By : Comments Off

Fonte: G1

A Petrobras informou nesta sexta-feira (26) que vai realizar uma nova rodada de venda de ativos. Na reunião, o conselho de administração da companhia decidiu reduzir a taxa da estatal na BR Distribuidora – atualmente em 71% – e a venda de oito refinarias de seus 13 refinarias.

A lista de desinvestimento também inclui a venda da rede de postos da empresa no Uruguai.

De acordo com o blog de João Borges, o presidente da Petrobras, Roberto castello Branco, disse que a intenção de arrecadar cerca de US$ 15 milhões com a venda das refinarias. Juntas, têm a capacidade de refino de 1,1 milhões de barris por dia.

O processo de venda deve ser concluída em um prazo de um ano e meio.

As decisões anunciadas de desinvestimentos que integram o Plano de Negócios e Gestão 2020-2024 da empresa. O documento deve ser aprovado e divulgado no quarto trimestre.

Segundo a empresa, os ativos de refino incluídos no programa de desinvestimento são:

A refinaria Abreu e Lima;
Unidade de Industrialização de Xisto;
Refinaria Landulpho Alves (RLAM);
Refinaria Gabriel Passos (REGAP);
Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR);
A refinaria Alberto livro do especialista (REFAP);
Refinaria Isaac Sabbá (REMAN);
Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR).

“Os projetos de desinvestimento das refinarias, além do reposicionamento do portfólio da companhia nos ativos de maior rentabilidade, permitem também dar maior competitividade e transparência no segmento de refino no Brasil”, informou a estatal em comunicado.

Na decisão que implicam a redução da participação da BR Distribuidora, a estatal informou que estuda fazer uma oferta pública secundária de ações (follow-on). A estatal disse que continuará “como acionista relevante”.

“As orientações estão de acordo com os pilares estratégicos da companhia, que têm como objetivo a maximização de valor para o accionista, através do foco em ativos em que a Petrobras é a dona natural destinadas à melhoria da distribuição do capital, o aumento do retorno do capital empregado e a redução de seu custo de capital”, disse a empresa.

A Petrobras possui quase 100% da capacidade de refino no Brasil. O presidente da companhia tem defendido o aumento da concorrência e a venda de ativos como parte do processo de desinvestimento.

A empresa anunciou uma série de medidas para reduzir os custos. Em março, por exemplo, informou que planeja reduzir em US$ 8,1 bilhões, dos custos operacionais. Esta semana, a empresa abriu um programa de demissão voluntária.

Fonte: www.sindigas.org.br/novosite/?p=14482

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *