Gestão de produtos é essencial para não prejudicar o relacionamento com o consumidor
Apesar de tecnologias e de novas experiências são sempre tratados para melhorar a relação com o cliente, ações simples não devem ser negligenciadas, como a gestão adequada do inventário para evitar a ruptura. Ao não encontrar um item na gôndola, o consumidor pode até voltar em outra ocasião ou escolher outra marca, mas é bem possível que ele se dirija a outra loja.
A ruptura constitui, hoje, o principal fator que faz com que o comércio de perder clientes. De acordo com a farmacêutica especializada em marketing de varejo, Tatiana Ferrara Barros, pode ser que a primeira vez não desista do estabelecimento, mas, em casos posteriores, é provável que não perca o seu tempo indo a um lugar onde não tem nada que ele procura.
Para minimizar o problema da ruptura, o varejista pode criar uma estratégia para que o cliente retorne ao estabelecimento. Pode-Se, por exemplo, entrar em contato com alguns clientes “perdidos” e informar que o produto procurado já está disponível e dar algum incentivo, como um cupom de desconto, um brinde, entre outros.
Quando os casos de ruptura acontecem, sem que o varejista se tratará de resolver ou dar alguma satisfação ao cliente, a perda da venda torna-se insignificante, segundo a consultora. A recuperação do cliente custa muito mais caro e oferece mais inconveniente que o de chamar a atenção de um cliente novo.
Fonte: Revista Essencial – edição 62
Foto: Shutterstock
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Fonte: guiadafarmacia.com.br/ruptura de stock-afasta-clientes