ícone de categorias deNotícias ícone da data de publicação em 19 de outubro de 2018.
Reforma trabalhista: os prós e os contras de 5 formas de contratação
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Você já se perguntou quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de contratação? Existem várias modalidades que poderão ser adotadas. Todas elas têm pontos positivos e negativos. Conhecê-los é fundamental para reduzir os custos e manter a qualidade dos produtos e serviços, para assegurar o bom funcionamento da empresa.
Vale a pena destacar que a Reforma Laboral tem aberto espaço para novos modelos de contratação, como contrato intermitente, home office e profissional autônomo e exclusivo. Destes, o que poderia se encaixar nas necessidades da farmácia é separado, exclusivo, mesmo assim, em alguns casos. Em geral, o varejo ainda utiliza os modelos mais tradicionais, como práticas, formação, contratação efetiva e prestação de serviços.
De acordo com a coordenadora de recursos humanos da Luandre, Carolina Silva, antes de escolher o melhor formato de contratação, é necessário compreender a carga tributária que pesa sobre cada modalidade. “O empreendedor não deve pensar apenas em contratar alguém para resolver de imediato um problema, mas ter em conta, a médio e longo prazo, em que o colaborador pode trazer resultados para a empresa e para o computador. Escolher a melhor opção entre os modelos de contratação é uma tarefa que requer análise e cuidado”, analisa.
O diretor Jurídico da ABRH-Brasil, Wolnei Diego Ferreira, a pedido da Revista da Farmácia, traçou as vantagens e as desvantagens de cada modelo de contratação. Segundo ele, o independente exclusivo, uma novidade trazida pela Reforma de Trabalho, deve ser visto com cautela, já que, apesar de ter um custo fixo menor e encargos sociais mais baixos, a personalidade, a subordinação direta e a exclusividade podem trazer riscos laborais para a empresa.
Conheça as vantagens e desvantagens de cinco modelos de contratação
Vantagens
– Mão-de-obra, teoricamente, a mais qualificada.
– Baixo custo por não ser celetista (CLT).
– Adequação das atividades da empresa.
Desvantagens
– Carga horária máxima de seis horas diárias.
– Período máximo de dois anos de estágio.
– Risco de trabalho elevado, devido à incompreensão dos auditores fiscais e da Justiça em relação à importância deste tipo de formação técnica.
Vantagens
– Não tem limitação de carga horária.
– Profissional já vem tecnicamente formado.
– Entra com carreira já definida.
– Mão-de-obra com qualificação adequada para os cargos.
– Jovem e talentoso.
– Normalmente vai ser preparado para a liderança da empresa.
Desvantagens
– Querem corrida rápida e, se não puderem, vão gerando rotação.
– Baixo nível de comprometimento com a empresa, já que valorizam o crescimento.
– Retenção mais delicada.
Vantagens
– Requisitos legais mais rígidas, com subordinação e disciplina.
– Tem uma carga horária definida e a presença garantida.
– Melhor controle da gestão e retenção a longo prazo.
Desvantagens
– Alto custo com encargos.
– Normas sindicais inflexíveis e aplicáveis indistintamente, de acordo com o nível do cargo.
– Insegurança jurídica diante de auditores fiscais e da Justiça do Trabalho.
Vantagens
– Mais destinado a postos de baixa qualificação ou previstos legalmente (limpeza e manutenção, portaria e vigilância, transporte, etc.).
– Menores custos em relação aos efetivos.
– Menos as despesas de administração e com aspectos sindicais.
– Insegurança jurídica condicionada com a Lei de Terceirização (Lei nº 13.429/2017).
Desvantagens
– Gestão directa não recomendada, para não descaracterizar a terceirização.
– Riscos maiores com o fornecedor, em caso de maus empregadores.
– A justiça do Trabalho, em geral solidarizar no caso de dívidas.
– Falta de compromisso com o negócio da empresa.
Vantagens
– Custo fixo menor, já que só é usado em situações necessárias.
– Encargos sociais menores.
– Maior segurança após a Reforma Trabalhista e a Lei da Terceirização.
– Melhor destino pou contratados em cargos de alta qualificação (profissionais de nível superior).
– Independência do profissional em relação à remuneração.
Desvantagens
– Personalidade normalmente envolve mais riscos do trabalho.
– Subordinação direta é arriscado.
– Exclusividade pode dar origem a riscos.
– Não compromisso com o negócio da empresa, mas com a própria subsistência.
Por Viviane Massi (Revista da Farmácia).
Por: Viviane
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Fonte: ascoferj.com.br/notícias/reforma-de trabalho-pros-e-contras-de-5-formas-de-recrutamento