Quebra de patentes e genéricos são estratégias para o futuro dos laboratórios farmacêuticos ” Panorama Farmacêutico – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Um estudo elaborado pela consultoria BCG mostrou o futuro dos laboratórios farmacêuticos nacionais. Um balanço geral dos dados mostra que eles foram bem sucedidos e conseguiram conquistar uma posição de mercado diferenciado.

De acordo com Fernanda Zanetti, uma das especialistas que participam da investigação, o sucesso das empresas pode ser explicado por uma fórmula que consiste na cópia de moléculas blockbuster em genéricos. “Temos passado por um grande processo de quebra de patentes, e os laboratórios nacionais têm sido muito úteis para apreciar este momento”, opina.

 

Além disso, observa-se um bom aproveitamento dos laboratórios em um momento de menor concorrência, seja local ou de seus concorrentes globais que atuam com genéricos. É possível, nesse período, o desenvolvimento das capacidades comerciais diferenciadas de atuação no mercado.

 

Outro ponto levantado pelo estudo observou também um aumento na intensidade competitiva, dando aos compradores, com um poder de negociação muito maior, dado que o setor farmacêutico tem passado por um intenso movimento de consolidação.

 

“Estes dados dão-nos a oportunidade de discutir possíveis caminhos, o que deve ser ponderado; e estar olhando para este problema em um momento muito oportuno, que as empresas estão bem posicionadas, tem a caixa, têm o crescimento e margem para sustentar esta nova giro estratégico”, diz.

 

No entanto, a consultora há um aviso. “Alguns elementos dessa fórmula de sucesso dão sinais de que ela pode estar entrando em um período de esgotamento. Daqui para frente, não necessariamente, teremos quebras de patentes tão interessantes como a gente já teve no passado”, conclui Fernanda. Você sabe como está a concorrência no mercado farmacêutico? Mais informações neste post.

 

Veja abaixo o vídeo da Boston Consulting Group sobre o futuro dos laboratórios farmacêuticos! Este e outros debates relevantes da indústria farmacêutica, serão apresentados na reunião do Talk SCIENCE, que se realiza de 21 a 23 de maio de 2019, em São Paulo Expo. Você é um profissional do setor e deseja se atualizar sobre as novidades do mercado brasileiro e internacional? Inscreva-se no FCE Pharma!

Fonte: Portal Talk Science

Fonte: panoramafarmaceutico.com.br/2019/03/20/quebra-de-patentes-e-genericos-sao-estrategias-para-futuro-dos-laboratorios-farmaceuticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *