Pacientes de psoríase sofrem estigma e os preconceitos – Guia da Farmácia – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Doença auto-imune que não é transmissível, mas é bastante visível

A psoríase é uma doença sistêmica que se manifesta na pele. A doença causa a proliferação excessiva de células da pele, formando placas que coçam, sangram e, dependendo de sua localização, podem ser dolorosas. As lesões de pele podem ser localizadas ou generalizadas, geralmente simétricas, com uma clara demarcação, crostas vermelhas, normalmente cobertas com escamas brancas ou prateadas.

De acordo com o dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o Dr. André Hirayama, a doença não é contagiosa, mas causa muitos estigmas para aqueles que sofrem com ela. “Os estudos dizem que 37% dos pacientes são tratados com diferença e que já foram, por exemplo, a impossibilidade de ir para a piscina ou para o ginásio”, diz.

Além disso, 48% mudaram seus hábitos para evitar as restrições e 56% disse que a doença afetou suas relações. Uma pesquisa inédita no Brasil, e divulgada pela Janssen, revela que a doença pode comprometer o emocional, o físico e a rotina das pessoas diagnosticadas com a doença. Entre as comorbidades relacionadas, 70% dos doentes sofrem de distúrbios emocionais, como a ansiedade (39,7%) e depressão (27,1%).

Além disso, o estilo de vida dos pacientes está ligado ao sedentarismo, dos quais mais de 60% delas não praticam atividades físicas. Além disso, a maioria dos pacientes tem ouvido obesidade (37,1%) ou com excesso de peso (36,4%).

A psoríase é classificada em três níveis: leve, moderada e grave. Aproximadamente 80% dos pacientes sofrem apenas com o grau de luz, que demanda o cuidado de temas. O especialista do departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas, Dr. Marcelo Arnone, explica que a administração diretamente sobre a lesão cutânea é feito, normalmente, com os indivíduos. No entanto, o seu uso a longo prazo pode, depois de toda a pele e, se usado em grandes extensões do corpo, pode causar as mesmas reações do uso de corticóide oral.

As informações fazem parte de um debate feito pela Janssen, no evento “a Psoríase nas Fotos e histórias que contou, também, com uma exposição de fotos de uma série de pacientes que sofrem da doença.

Compartilhar:

Fonte: guiadafarmacia.com.br/pacientes-de-psoríase-sofrem-com-estigmas e preconceitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *