imagem30-01-2019-12-01-14
De
voltar para o básico e auto-suficiente na atenção a saúde. Este é o novo perfil
do consumidor brasileiro, segundo o relatório anual sobre as 10 Principais
Tendências Globais de Consumo 2019, produzido pela Euromonitor
International, empresa de pesquisa de mercado. Confira as principais
tendências relacionadas com os segmentos de beleza e higiene pessoal.
Poder de compra sênior
O
conceito de velhice está mudando à medida que as pessoas vivem mais e cuidam
melhor de sua saúde, aparência e bem-estar. O agnóstico em relação à idade não
apresenta uma atitude passiva sobre o envelhecimento. São consumidores que não se
vêem como as pessoas de idade e que procuram suplementos
nutricionais e aplicações digitais
para monitorar a atividade física e a dieta.
Menos
é mais
A volta do básico, como símbolo de status. Os consumidores estão deixando de comprar
elementos massificados e genéricos, e optando por produtos simples e básicos, mas
com um alto nível de qualidade e sofisticação. No segmento da beleza, a pesquisa é
por artigos autênticos e diferenciados. Um exemplo é o da empresa
norte-americana de cosméticos Loli Beauty,
que oferece produtos personalizados, com ingredientes sustentáveis em
as embalagens reutilizáveis.
Consumidor consciente
Os
os consumidores são cada vez mais sensíveis ao bem-estar dos animais e
isso está afetando seus hábitos de compra. Quase um terço dos entrevistados
escolha cosméticos e produtos de higiene e beleza que sejam veganos
e livre de testes em animais.
A mesma espécie com a saúde
A
medida que as pessoas se tornam mais independentes,
elas tomam medidas preventivas contra as doenças, a infelicidade e mal-estar
sem consultar um profissional. São consumidores que recorrem a soluções como
nutrição personalizada, terapias alternativas de saúde e de prevenção.
“A inteligência é o fio condutor que une todas as tendências em 2019. Em um mundo cheio de opções, as necessidades e desejos dos consumidores estão mudando rapidamente”, diz Gina Westbrook, diretora de estilos de vida em Euromonitor International.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico