O Mercado brasileiro de Consumer Health volta a crescer – Guia da Farmácia – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Dados da IQVIA mostra as principais novidades do setor

Pelo segundo ano consecutivo, a IQVIA realiza o Consumer Health Conference. O evento, realizado em São Paulo, ontem (10/10), revela alguns dos principais resultados e as projeções para o mercado de consumo, no canal farma – incluindo os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), produtos de Higiene E Beleza (H&B), entre outros.

O global gerente de consumer health da IQVIA, Prasanna Pitale, deu início à programação falando sobre o mercado global de OTC (Over The Counter, sigla em inglês para MIPs). De acordo com ele, os países em desenvolvimento são os principais impulsionadores do mercado.

O Brasil conta com o maior mercado dentro da América Latina e, depois de uma recessão, começa a ver os resultados de um novo aquecimento do setor. As estimativas da IQVIA revelam que o mercado global de MIPs pode crescer cerca de 6% no próximo ano.

Em seguida, o vice-presidente RWAS & Technology da IQVIA, Sydney Clark, dividiu todo o mercado de Consumer Health no Brasil para explicar como ocorre o crescimento de cada área. Os MIPs, por exemplo, têm pouca capacidade de inovação e novos produtos, ganhando mercado em volume e em preço/mix.

Já o H&B em massa tem os lançamentos da marca, como o principal agente de crescimento. Em MATEUS* jul-18, o preço ao consumidor em reais, de um total de us$ 934 milhões, R$ 454 milhões foram de lançamento, R$ 228 milhões em preço/mix e 252 milhões de euros em volume.

“Os lançamentos são muito maiores dentro deste segmento, por uma questão quase de lógica. É um mercado não regulamentado, em que as empresas podem desenvolver novos produtos em todo momento”, diz.

Entre as regiões com os maiores mercados de Consumer Health, em primeiro lugar está o Sudeste. A grande surpresa é o Nordeste, com um crescimento de 15%, passou para o Sul e se tornou o segundo maior mercado. Em seguida estão: Sul, Centro-Oeste e Norte.

O título de diretor de Consumer Health, Rodrigo Kurata, mostrou quais são os MIPs mais vendidos no Brasil, por patologia:

  • A dor e a Febre;
  • Gripe, Tosse, Dor de Garganta;
  • Dores Menstruais;
  • Azia e Má Digestão;
  • Nariz Entupido, Lubrificantes Nasais;
  • Alergia;
  • Dores Abdominais;
  • Gases ou Inchaço Abdominal;
  • Vitaminas;
  • Cuidados com os Olhos;
  • O Intestino Preso;
  • Diarreia;
  • O tratamento da pele;
  • Tônicos e Estimulantes;
  • A perda de Peso.

Além disso, uma pesquisa da IQVIA revelou que boa parte das pessoas (44%) vai para a farmácia para comprar um MIP quando sente algum sintoma não preocupante. O principal motivo para ir direto ao ponto de venda (POS) e não procurar um médico antes é já conhecer os sintomas e saber como lidar com o problema.

*MAT significa Moving Anual Total (Movimento Anual Total, em português)

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Fonte: guiadafarmacia.com.br/mercado-brasileiro-de-consumer-health-volta-para-crescer

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