No Dia da Mulher, entender as preferências e as características do público – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

O Cuidado da saúde, sem deixar a beleza de lado, são particularidades que fazem parte do perfil das brasileiras

No Dia da Mulher, celebrado a 8 de março, vale a pena refletir sobre a importância que esse público obtido na venda de varejo (farmácias, por exemplo, estima-se que 75% das compras são feitas por este grupo) e como agradar as em ponto de venda (POS). Segue, abaixo, algumas das características e preferências desse público:

1. Elas são a maioria no Brasil

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C), 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que já são a maioria no País. A população brasileira é composta por 51,6% das mulheres e 48,4% dos homens.

2. Consumo por vaidade

De acordo com uma pesquisa da Nielsen, realizado no ano de 2016, sobre o comportamento de consumo da mulher brasileira, o grupo de mulheres que foi qualificado como “vaidosas” representa 36,4% da população feminina e gasta 48% acima da média das mulheres com os produtos de cuidados pessoais, com uma freqüência de 17% maior. Elas têm de 19 a 35 anos e que se encontram, principalmente, no Nordeste, Leste e na Grande São Paulo. Costumam comprar mais no meio da semana e, de preferência, nos canais de porta-a-porta, perfumaria e farmácia. Ela também pode ser comprometida por promoções e bem feitas, levando, por exemplo, um shampoo com condicionador menor. Neste caso, acredita que o shampoo acaba mais rápido, então, pode dar-se conta o custo benefício deste tipo de embalagem. Por questões de desembolso, estes kits são mais importantes para os níveis socioeconômicos mais altos.

3. Fatores de influência nas compras

No Dia da Mulher, também se pode refletir sobre quais são os principais influenciadores desse público na hora das compras. Neste sentido, segundo indica a pesquisa “o Perfil de Consumo das Mulheres Brasileiras”, do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), pouco mais da metade das brasileiras (64,8%) admite que já mudaram seus hábitos de compra por causa das redes sociais. Desta forma, o fato de rastreamento de mensagens, sugestões e comentários teve algum efeito sobre a vida e o comportamento de consumo dessa mulher, fazendo com que ela passasse a comprar produtos sugeridos ou alterar algumas das práticas do dia-a-dia.

4. Cuidado do cabelo

Segundo revela a pesquisa, encomendada pelo Head&Shoulders, 61% das mulheres se preocupam muito com a saúde do cabelo e 86% consideram importante o cuidado do couro cabeludo. Para 85% das entrevistadas, o cabelo é um fator determinante na auto-estima, para 61% delas, é importante cuidar dos fios, em primeiro lugar, para que se mantenham saudáveis e, em segundo lugar, para que fique bonito. O estudo também indica que 40% das mulheres cuidam do cabelo de duas a três vezes por semana e que, entre os produtos mais utilizados são os cremes hidratantes/máscaras (81%); os shampoos específicos para as necessidades dos cabelos (75%); os leave-in/cremes para pentear (54%); e os champôs para o cuidado do couro cabeludo (50%). Dos entrevistados, 32% avaliam seus cabelos com pontas secas e raiz oleosa; e 18% acreditam que seu cabelo oleoso.

5. Cuidado da pele

A maioria das mulheres (94%), de 30 a 60 anos, têm algum sinal na pele do rosto que as incomoda, segundo indica a pesquisa do IBOPE Inteligência, responsável de Imedeen. Quando questionadas sobre qual seria esse sinal, as linhas de expressão foram apontadas por mais da metade das mulheres, 56%. As entrevistadas não tiveram problemas em assumir a idade, 96% dizem a verdade, quando são questionadas, mas duas de cada três mulheres que têm medo que a pele do rosto envelheça. Além disso, 48% afirma sentir-se inseguras, às vezes, até feias. O levantamento mostrou, ainda, que 52% delas começam a sentir as mudanças na pele do rosto a partir dos 30 anos e, quando os sinais começam a aparecer, 70% das mulheres afirmam ter mudado sua rotina. Para facilitar o dia-a-dia, 94% delas buscam praticidade e, ainda, mais de metade das mulheres (66%) dizem gastar, em média, 15 minutos por dia nos cuidados com a pele do rosto. Além disso, a pele do rosto está associada à saúde e ao bem-estar por 43% das entrevistadas que participaram da pesquisa.

6. Preocupação com a saúde

No Dia da Mulher também vale reforçar o esforço que este público faz para cumprir com a dupla ou tripla jornada, conciliando, muitas vezes, o trabalho, os estudos e a família. Assim, é fundamental que as mulheres estejam com a saúde em dia. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde (MS), em conjunto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, apontou, por exemplo, que 71,2% dos brasileiros tinham consultado um médico pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores à entrevista. No entanto, quando o recorte do estudo avalia homens e mulheres separadamente, este percentual eleva-se para 78% entre elas, e cai 63,9% entre eles.

7. Classificação do bom serviço

O tratamento personalizado pode fazer uma grande diferença nas vendas da categoria de Higiene e Beleza (H&B), afirma a diretora da Mind Shopper, aguilar. “Focada em produtos de alto payout e baixa penetração (poucas pessoas conhecem os seus benefícios e o pagamento é alto comparado com os outros produtos), um funcionário que tenha experiência na categoria, os produtos e seus benefícios, o que, sem dúvida, ajudará muito na conversão das vendas”, diz, fornecendo exemplos de algumas ações que podem ser realizadas e agregam valor a este serviço. “O vale de promover ações como diagnóstico de pele/cabelo ou colocar à disposição de um profissional para maquiagem em momentos em que a loja tem maior movimento. Isso ajuda a gerar interesse pelas shoppers e, claro, vender mais”, aposta.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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Fonte: iadafarmacia.com.br/o-dia-de-a-mulher-entender-a-preferências-que-publico’ title=’guiadafarmacia.com.br/o-dia-de-a-mulher-entender-a-preferências-que-publico’ target=’_blank’ rel=’bookmark’>guiadafarmacia.com.br/o-dia-de-a-mulher-entender-a-preferências-esse-público

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