28 farmácias da rede passam a contar com o Hilab, testes de laboratório remoto, que detecta a versão Beta HCG ao Vírus Zika; são seis exames e os resultados são obtidos em poucos minutos
A Rede de Farmácias Nissei está ampliando a oferta de exames laboratoriais rápidos em Curitiba e também para os municípios do litoral, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. Além das 22 lojas da capital, as unidades de 24 horas de Ponta Grossa, Guaratuba, Paranaguá, Campo Largo e Araucária vão contar com seis da tecnologia Hilab, desenvolvido pela Hi Technologies.
“Estamos comemorando o aniversário desta associação e iniciar uma nova fase em que se amplia a gama do serviço, que tem demonstrado ser uma opção de conforto para os clientes”, destaca Alexandre Maeoka, diretor executivo da Nissei.
Os exames disponíveis através do Hilab são para a Beta HCG, Vírus Zika, TSH (tireoide), Hemoglobina Glicada (diabetes), o Perfil Lipídico e a Hepatite C. “Iniciamos o trabalho, oferecendo Beta HCG – que detecta a gravidez – e o exame de Perfil Lipídico”, detalha Maeoka.
Para Carolina Escobar, coordenadora farmacêutica da Nissei, a oferta deste serviço é, essencialmente, uma prestação de serviço à população. “Este trabalho se propõe o Grupo Nissei dentro do circuito de saúde pública, identificando pacientes que necessitam de orientações de saúde e que, após os exames, recomenda-se procurar ajuda médica em caso de resultados alterados”, reflete. “Acima de tudo, nós levantamos e fazemos mais prático, o acesso a um serviço que, antes, era lento e caro”.
Histórico
A oferta do serviço Hilab se iniciou em abril de 2018, com a colaboração entre a Nissei e também de curitiba Hi Technologies. “Fomos a primeira farmácia a oferecer este serviço em Portugal: começamos em duas farmácias e, pouco tempo depois, já passamos a oito”, explica Carolina.
Tecnologia
O Hilab revoluciona o mercado ao introduzir uma nova categoria em análises clínicas, que associa a Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (AI) para agilizar o diagnóstico, por isso é mais rápido que os métodos tradicionais. É um aparelho que cabe na palma da mão e funciona de forma simples: após a coleta de sangue extraída da ponta do dedo – a amostra é colocada dentro de uma cápsula e, em seguida, insira o dispositivo. Depois digitalizada, a amostra é enviada através da internet para o computador de biomédicos da Hi Technologies, que analisam e emitem o laudo assinado em minutos para o celular do paciente através de SMS ou e-mail.
Cenário futurista
O dispositivo traz o laboratório de mão-de médicos e farmacêuticos. Para Marcus Figueiredo, diretor-geral da Hi Technologies, isso muda o cenário da saúde. “Acreditamos que uma interrupção no sistema de exames laboratoriais têm o potencial de causar mudanças significativas de proporção mundial e a parceria com as Farmácias Nissei faz parte do processo de mudanças que esperamos para os brasileiros”, diz Marcus.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
“”
“”
Fonte: panoramafarmaceutico.com.br/2019/04/24/nissei-expande-oferta-de-exames-laboratoriais-rapidos-em-loja