Medicamentos Isentos de Prescrição oferecem grandes oportunidades de negócios de varejo farmacêutico – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Os MIPs são a categoria que mais atrai os consumidores para as farmácias

Os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) representam, hoje em dia, mais de 40% do faturamento do auto-serviço farmacêutico, de acordo com dados da IQVIA. Assim, são muito importantes no contexto da farmácia, já que, além de sua relevância no faturamento, têm um papel fundamental na gestão da mesma espécie da população.

“Quarenta e nove por cento dos compradores do canal sempre compram MIPs em suas visitas e outros 17% compram às vezes, o que sugere que o segmento é muitas vezes o destino de compra do brasileiro”, disse o diretor da unidade de negócios de Consumer Health IQVIA, Rodrigo Kurata, durante sua palestra “Oportunidades provenientes do mercado de MIPs”, realizada para a venda no Varejo em Foco, o projeto da Satisfação da Comunicação, na Abradilan Acesso Farma 2019.

Além disso, de acordo com dados do IQVIA, os MIPs têm evoluído tanto em volume como em valor, com uma taxa média de crescimento anual (CAGR 2014-18) de +6,6% em unidades, +11,9% no preço de compra da farmácia com desconto aplicado (PPP) e +9,2% no valor, a preços de consumidor.

Face a estes números e análises, pode-se concluir que as oportunidades de desenvolvimento deste segmento são muitas. De acordo com Kurata, os consumidores têm com os MIPs uma relação semelhante à que têm com os produtos de consumo. Assim, também existe uma interação de impulso para o ponto de venda (POS) e as farmácias têm que estar atentas a esta oportunidade, principalmente quando a tendência da mesma espécie, passa a ser cada vez mais comum.

Compartilhar:

Fonte: guiadafarmacia.com.br/medicamentos-isentos-de-prescricao-oferecem-grandes-oportunidades-de-negocios-ao-varejo-farmaceutico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *