Internet das Coisas, ajuda a diminuir as perdas no setor farmacêutico – Guia da Farmácia – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Tecnologia de monitoramento de temperatura de medicamentos

O armazenamento correto dos medicamentos é um dos mais importantes pontos de atendimento no segmento farmacêutico. Condições inadequadas podem ser responsáveis pela perda de produtos, gerando não apenas um prejuízo, mas também riscos de punição pelos órgãos reguladores.

Neste sentido, a Internet das Coisas (IoT) surge como uma aliada no controle dos elementos. A tecnologia conecta os equipamentos, máquinas, objetos, sistemas, dados e pessoas, integrando em uma rede com foco na melhoria e aceleração dos serviços e atividades.

No caso da temperatura, por exemplo, ajuda a reduzir as perdas e manter a qualidade dos produtos por meio de monitoramento à distância, as 24 horas do dia, com o envio instantâneo de alertas em casos de não-conformidade, além de controle não presencial de abertura de portas.

“A temperatura é a responsável direta pelo maior número de alterações e/ou deterioração dos medicamentos. Problemas desta natureza ocorrem em aproximadamente 40% dos casos, comprometendo a qualidade do produto e causando possíveis riscos à saúde. Medicamentos acima ou abaixo da temperatura adequada aceleram as reações químicas indesejadas e a decomposição dos produtos, a alteração de sua eficácia”, explica o diretor da SinapseTech, Mr. Black.

De acordo com o especialista, o uso de sensores e internet das coisas, assim como outras inovações, como Machine Learning e soluções em cloud computing, que traz inúmeros benefícios para o controle do armazenamento de medicamentos para farmácias e outras organizações que fazem parte da indústria médica.

“O armazenamento é uma etapa importante do ciclo da cadeia farmacêutica, onde o objetivo é garantir a qualidade dos medicamentos com um armazenamento adequado. A boa conservação dos medicamentos gera credibilidade das empresas farmacêuticas com o seu consumidor final. Neste mesmo sentido, pode ser um aspecto decisivo para o sucesso do negócio, já que um erro de armazenamento pode causar danos graves para a vida dos pacientes e um dano irreparável à reputação da organização”, finaliza.

Fonte: Infor ChannelFoto: Shutterstock

Compartilhar:

Fonte: guiadafarmacia.com.br/internet-as-coisas-ajuda a diminuir as perdas-em-o-setor-farmaceutico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *