Os empresários Ricardo Macedo e Pedro Fernandes, donos da Vídeo Delivery, locadora de vídeos e DVDs localizada na Pompéia, zona oeste de São Paulo, resolveram divulgar a loja por meio de um recurso muito usado nos últimos tempos por pequenos estabelecimentos comerciais de bairros: os ímãs de geladeira. A aposta da empresa, que recebe pedidos pelo telefone, entrega e retira fitas em domicílio dos moradores, fez diferença.
Como se tratava de uma novidade, cerca de 2.000 ímãs e panfletos foram entregues nas ruas do bairro em todos os fins de semana de fevereiro do ano 2000, ao custo de cerca de 2.500 reais. A estratégia deu tão certo que, desde então, os dois sócios passaram a repeti-la a cada quatro meses. Com 1.800 clientes fixos, os pedidos feitos por telefone representam 60% do faturamento, cujo valor a empresa não quis revelar. “Recorrer a ímãs de geladeira e folders num ambiente residencial pode funcionar bem como estratégia de marketing”, afirma Macedo.
O ímã de geladeira da Vídeo Delivery, porém, seria apenas mais um na geladeira dos moradores da Pompéia, se a empresa não surpreendesse os consumidores e oferecesse a eles a conveniência de entregar e retirar os filmes no aconchego do lar, sem que o consumidor precise enfrentar as ladeiras íngremes do bairro.O grande lance das lojas de vizinhança está em traduzir em serviços e produtos as necessidades dos consumidores de uma microrregião. Segundo especialistas de varejo, de nada adianta ter um ótimo ponto comercial sem compreender e identificar quais são os desejos e vontades dos consumidores locais