Genéricos completam 20 anos, gerando uma economia de R$ 126 milhões – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Segmento que já representa um terço do mercado brasileiro de medicamentos

A Lei 9.787 que institui os medicamentos genéricos no Brasil 20 anos de existência no passado dia 10 de fevereiro. Nestas duas décadas, estes medicamentos mudaram radicalmente o panorama da indústria farmacêutica e consolidaram-se como o eixo central da ampliação do consumo de medicamentos no País.

O uso de medicamentos para o controle do colesterol, por exemplo, cresceu mais de 2.320% do que a lei de genéricos foi criada em 1999. O consumo de anti-hipertensivo, por sua vez, aumentou 743% nas últimas duas décadas e os medicamentos para o tratamento da diabetes registraram expansão de mais e 1368% no mesmo período.

Este aumento exponencial do consumo deriva do fato de que os medicamentos genéricos são mais confiáveis, seguros e custarem, por lei, um 35% menos que os medicamentos de referência. “O bionômio preço e qualidade que os genéricos representam foi fundamental para a ampliação do acesso aos medicamentos no país”, diz o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), Telma Salles.

Para se ter uma idéia do que isso significa, nestes 20 anos, os genéricos têm proporcionado uma economia de mais de us$ 127 milhões em custos relacionados com os medicamentos para os consumidores brasileiros. O valor, no entanto, é potencialmente maior, já que este indicador não capta os atuais descontos praticados pela indústria, em média, muito maior do que o estipulado na legislação. Telma Salles, lembre-se, além disso, que o cálculo da economia também não contempla o efeito adicional de que os genéricos exercem na regulação de mercado. Sempre que um genérico novo é lançado, lembra a executiva, os fabricantes de medicamentos de referência, são obrigados a reduzir os seus preços para manter a competitividade, e isso também resulta em economia para o consumidor.

O investimento da indústria dos genéricos

Hoje, mais de 120 laboratórios contam com linhas dedicadas à produção de genéricos no mercado brasileiro. São mais de 3.800 registros disponíveis no 21,7 mil apresentações para os consumidores, cobrindo praticamente todas as doenças conhecidas.

Todo este conjunto foi criado um mercado vigoroso. Só em 2018, foram vendidos 1,4 milhões de unidades de medicamentos genéricos no País, o volume 11,03% maior que o registrado em 2017. Hoje em dia, esses medicamentos representam 33,7% do mercado farmacêutico total no País, pelo critério de unidades produzidas. “O robusto conjunto de controles criou uma indústria forte e de qualidade que está disposta a continuar crescendo nos próximos 20 anos”, diz Telma Salles.

Ultrafarma desenvolve a campanha comemorativa dos 20 anos dos genéricos

genéricos 1genéricos 1Sidney Oliveira lançou esta semana, três comerciais da campanha em comemoração aos 20 anos da chegada dos genéricos no Brasil. Empresa pioneira na introdução de medicamentos no mercado há mais de 18 anos, a Ultrafarma vem colecionando os principais prêmios do segmento. “Estou muito orgulhosa de fazer parte desta história. Nada mais justo eternizar através de filmes desta parceria de quase duas décadas. Posso dizer que a Ultrafarma X Genéricos não só se fortalece, mas também se multiplica a cada dia, a partir do momento em que promovemos o acesso aos medicamentos, ajudando na qualidade de vida das famílias”, declarou o empresário.

E para destacar essa data importante para todos os consumidores e para o país, o presidente e fundador da marca protagonizou dois dos três vídeos, um deles protagonizado pelo apresentador de programas Ultrafarma e também radialista João Ferreira. Os vídeos de 30 segundos, que foi gravado na sede da empresa e já estão sendo exibidos nos principais meios de comunicação nacionais.

Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock/divulgação Ultrafarma

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Fonte: guiadafarmacia.com.br/indeterminado-se cumprem 20 anos

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