A companhia, que hoje só tem quatro lojas na capital paulista, quer chegar a 45 pontos de venda
A rede gaúcha Panvel, que tem 415 lojas na região Sul, está pronta para dar um salto em solo paulista, a partir de 2019. A companhia, que hoje só tem quatro lojas na capital paulista, quer chegar a 45 pontos de venda (lojas físicas). Segundo o presidente da varejista, Julio Mottin Neto, a ideia é acelerar a abertura de unidades para garantir que, até o início da próxima década, a Panvel tem uma presença relevante no mercado o maior do País.
Até agora, os passos da Panvel em São Paulo foi cuidadoso. A primeira unidade foi aberta em 2013, em um centro comercial da rede Bourbon, também do Rio Grande do Sul. Este movimento paulatino dará lugar à abertura de uma quinta loja na capital paulista até o início de setembro. “Queremos ter uma boa posição na classe A e B, e não ser a maior rede de sao paulo (são paulo)”, diz Mottin Neto, lembrando que a escolha dos pontos foi cuidadosa. A partir de 2019, no entanto, esta expansão vai ganhar ritmo, com previsão de dez novas farmácias por ano.
Por trás deste movimento, de acordo com o fundador da consultoria Varese, Alberto Serrentino, está o fato de que as redes médias de drogarias têm dado conta de que ainda há nichos a serem ocupados, apesar do surgimento de dois gigantes com ambições nacionais no setor: a Raia Drogasil e Pacheco/São Paulo.
Serrentino lembre-se que a prática tem demonstrado que, no mercado farmacêutico, não é sempre maior significa melhor. Ele cita o caso do BTG Pactual, que sofreu sucessivos prejuízos com o Brasil Pharma, que reúne ativos como o Big Ben e Farmais. O banco acaba dispondo do ativo por um preço simbólico. Hoje em dia, a Pharma Brasil enfrenta um complexo processo de recuperação judicial.
Nesse contexto, diz o especialista, redes como as gaúchas Panvel e San Juan, paraná Nissei e a paraense Extrafarma – esta última parte do Grupo Ultra se deram conta de que poderiam continuar a ganhar mercado. “As farmácias de dono, ou as pequenas redes, estão perdendo mercado nas capitais. No interior, o segmento ainda é muito pulverizado”, explica o consultor.
Fonte: DCI-SPFoto: Shutterstock
Compartilhar:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique aqui para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
- Clique aqui para enviar por email a um amigo(abre em nova janela)