Farmacêuticos são treinados por ICTQ na sede da Ascoferj – ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

icone de categoriasícone de categorias deNotícias icone de data de publicaçãoícone da data de publicação em 22 de março de 2019.

Farmacêuticos são treinados por ICTQ na sede da Ascoferj

COMPARTILHAR:

A farmacêutica e professora do ICTQ, Angélica Pinto, durante uma aula do curso

Entre os dias 20 e 21 de março, teve lugar, na sede da Ascoferj, a primeira edição do Programa de Formação e Habilitação de produtos Farmacêuticos de Vacinas, realizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), em colaboração com a entidade. O objetivo é capacitar os farmacêuticos para aplicar vacinas nas farmácias e drogarias, como previsto na Resolução nº 654/2018 do CRF.

Ministrado pela farmacêutica e especialista em Saúde Pública, MESTRADO em Gestão da Saúde e professora do ICTQ, Angélica Pinto, o curso trata de assuntos como o Programa Nacional de Imunização (pni compartilhou um link.), aspectos regulatórios e técnicos de vacinação e imunologia aplicada às vacinas.

“Este é um cuidado clínico do farmacêutico. O serviço de vacinação precisa de compromisso, responsabilidade e capacitação. Por isso, é necessário sempre se atualizar”, explica a professora.

Além de toda a teoria e os estudos de casos clínicos, no segundo dia do curso, os farmacêuticos são capazes de aprender, na prática, para realizar a vacinação intradérmica, que é quando os princípios ativos são administrados entre a derme e a epiderme.

imagem31 03 2019 05 03 00imagem31-03-2019-05-03-00Alunas aprendendo na prática como vacinar, acompanhadas de perto por Angélica

Patricia Bella, farmacêutica na Farmácia Venâncio, acredita que essa prática é um diferencial para os profissionais. “Além de atrair um público mais amplo dentro da farmácia, ganhamos a possibilidade de candidatarmos às campanhas de vacinação e fazer home care”.

Angélica acredita que esse ensino enriquece o serviço farmacêutico e apresentação de novas formas de imunização. “Muitos profissionais estão acostumados a aplicar o medicamento, no dia-a-dia, por outras vias, como a subcutânea e intramuscular”, esclarece.

Daniele Souza, farmacêutica, de Vacinas Dom Bosco, acredita que a participação no programa vai melhorar o seu trabalho. “Serei capaz de unir o diagnóstico, prevenção e vacinação, oferecendo um serviço muito mais completo”.

VEJA MAIS SOBRE: Curso / ICTQ / vacinação

COMPARTILHAR:

Cancelar resposta

Fonte: ascoferj.com.br/notícias/farmacêuticos-sao-capacitados-por-ictq-a-sede-de-ascoferj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *