Farmacêutico pode ajudar a prevenir doenças do coração – ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

icone de categoriasícone de categorias deNotícias icone de data de publicaçãoícone da data de publicação, em 25 de setembro de 2018.

Farmacêutico pode ajudar a prevenir doenças do coração

COMPARTILHAR:

iStock

Atualmente, as doenças cardiovasculares são as causas mais comuns de morbidade e a principal causa de mortalidade em todo o mundo. A Cada ano, os acidentes vasculares cerebrais, isquemia, hipertensão arterial e outras doenças cardíacas são responsáveis por 15,9 milhões de mortes. Por isso, o Dia Mundial do Coração, que se celebra no próximo sábado (29/09), merece ser lembrado.

Os principais fatores ambientais modificáveis das doenças cardiovasculares são os hábitos alimentares inadequados, a falta de exercícios físicos e o excesso de peso, associado a mudanças no estilo de vida, como a cessação do tabagismo e o controle do estresse psicoemocional.

O consultório farmacêutico é um ambiente especializado para o cuidado da saúde e do bem-estar das pessoas, de forma confortável e privado. É um espaço que pode ser utilizado para prevenir as doenças cardiovasculares, a partir da educação em saúde e para o acompanhamento de pacientes com fatores de risco.

No consultório farmacêutico, o profissional que realiza o controle de todos os parâmetros definidos nas orientações, a fim de avaliar a predisposição do paciente para desenvolver uma doença do coração. Com isso, é possível identificar precocemente algum fator de risco que possa existir e mudar a atitude dele para hábitos de vida mais saudáveis, evitando, assim, o desenvolvimento de uma patologia crônica.

Este serviço tem como objetivo colaborar com a rápida detecção, orientação e encaminhamento de pessoas com alterações clínicas para o diagnóstico médico e tratamento adequado. Além disso, o serviço de ajuda os pacientes a compreender melhor a sua condição clínica, estimulando a mesma espécie sustentado e com a consecução de bons resultados com a adesão ao tratamento.

Todos os contatos realizados pelo farmacêutico se levam a cabo em um ambiente privado e acolhedor, onde se realiza uma avaliação global dos fatores de risco cardiovasculares, efetuando testes rápidos e aplicando questionários clínicos. Os resultados devem ser armazenados em uma única base de dados para cada serviço. E os pacientes são, então, orientados de forma personalizada e recebem um relatório detalhado dos resultados dessa avaliação, que pode ser compartilhado com o médico e outros profissionais de saúde.

Artigo produzido por Fernanda Afonso, da Smart Consulta

Por:

VEJA MAIS SOBRE: consultório farmacêutico / Dia Mundial do Coração / doenças cardiovasculares / farmacêutico

COMPARTILHAR:

Cancelar resposta

Fonte: ascoferj.com.br/notícias/farmaceutico-pode-ajudar-a-prevenir-doenças-do-coracao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *