imagem03-08-2018-08-08-34Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O médico brasileiro Jarbas Barbosa da Silva Júnior, que cumpriu três anos de mandato como diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), acaba de ser eleito como vice-diretor da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesta nova função, Barbosa é baseada em Washington (estados UNIDOS) e será responsável pela supervisão dos programas de cooperação técnica mantidos em colaboração com os 35 países-membros da OPAS. A entidade mantém programas relacionados com a família, doenças infecciosas, saúde mental, e os sistemas de serviços de saúde, entre outros. De 2007 a 2010, já havia trabalhado na empresa como gerente da área de Vigilância Sanitária e Atenção às Doenças. E, entre 2012 e 2014, representou o Brasil no comitê executivo.
Nascido em Pernambuco, o especialista notabiliza por sua atuação na rede pública desde 1982. Dezenove anos depois, assumiu a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. À frente da Anvisa, onde permaneceu até julho deste ano, destacou-se por seu compromisso em favor da ampliação do acesso à saúde. Em dezembro de 2017, inclusive, o dirigente liderou o processo de regulamentação das vacinas nas farmácias privadas.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Fonte: panoramafarmaceutico.com.br/2018/08/02/ex-presidente-da-anvisa-e-nomeado-vice-diretor-de-ops