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Dicas para conquistar clientes no Dia do Consumidor

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Foto: Humberto Teski/Pague Menos (Divulgação)

Criar experiências para o cliente que vão além da fronteira da compra é um dos maiores desafios para os donos de negócios. Por este motivo, é preciso centrar a estratégia para as necessidades dele.

Para celebrar o Dia do Consumidor, comemorado hoje (15/03), o supervisor de atendimento a clientes e professor da ESPM, Paulo Cesar Silva, e as consultoras Luciana Locchi e Patrícia Rodrigues trazem cinco dicas para que os comerciantes de melhorar as relações com os clientes.

1 – Exercer o serviço bom

Luciana Locchi acredita que o profissional deve ser empático e demonstrar que está ali para servir o comprador da melhor maneira. “Abra um sorriso, seja cordial, se mantenha a disposição de sempre. Este contato é muito importante”, afirma a consultora.

O professor Paulo Cesar diz que é necessário contratar pessoas que já sejam amáveis, simpáticos e pacientes. “Não traz problemas. Todos na loja devem ser simpático, desde a eletrônica até o vendedor”, ressalta.

2 – Spreading seu computador

De acordo com Luciana, uma equipe treinada e motivada, acaba resultando em um ambiente agradável e organizado, o que acaba facilitando o serviço de atendimento ao cliente. “Uma boa consultoria pode ajudar a cobrir as necessidades da equipe e do negócio de uma maneira geral”.

A liderança também é um fator decisivo neste processo, como explica Paulo Cesar. “A forma com que se trata os empregados vai refletir na maneira como eles lidarão com os clientes. Costumo dizer em meus cursos e palestras, que quando o cliente é mal atendido, é porque antes o funcionário também o foi.

3 – Pense no conforto do cliente

Cada detalhe é importante para que o cliente se sinta bem dentro do estabelecimento. “Um simples detalhe, como a iluminação, por exemplo, é capaz de estragar o seu ponto de venda”, afirma a especialista em visual merchandising e trade marketing Patrícia Rodrigues.

O professor da ESPM complementa dizendo que é necessário investir na conveniência, comodidade e conforto. Desta forma, os comerciantes estão facilitando a vida dos compradores.

4 – cuidar do visual da loja

Mesmo que seja inconscientemente, o comprador se sente e interpreta a loja. “Quando isso acontece, nós estamos executando um visual merchandising virtuoso e reativo, o que se traduzirá em vendas, fidelização e a fixação de sua marca”, afirma Patricia.

5 – Melhoria dos sentidos do cliente

Patricia explica que a população quer viver experiências na hora da compra. “Com algumas técnicas de marketing sensorial, é possível implementar esta estratégia em sua loja. O cliente poderá experimentar e ter novas sensações e os sentidos totalmente alerta para o produto”, finaliza.

Fonte: Revista da Farmácia

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Fonte: ascoferj.com.br/notícias/dicas-para-conquistar-clientes-em-o-dia-do-consumidor

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