CRF-SP mostra o impacto da tecnologia sobre a atuação do farmacêutico. – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Encontro realizado na última sexta-feira reuniu cerca de 450 profissionais da área

A 13ª edição do Encontro Paulista de Farmacêuticos, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) reuniu, na última sexta-feira (18), em São Paulo, mais de 450 farmacêuticos para debater sobre como atuar de forma competitiva na era da tecnologia. Cinco palestrantes mostraram o quanto é fundamental que o profissional de estar inserido neste novo cenário, com inovações que diferenciam e dão segurança aos serviços prestados. Confira os principais insights do evento.

Personalização de atenção no futuro

Com o tema “Empreendendo de forma competitiva na era da tecnologia, o engenheiro e gerente comercial e de inteligência do InovaIncor, Guilherme Rabello, reforçou, durante o evento do CRF-SP, na qual a inovação digital está transformando a saúde e a farmácia e o farmacêutico não estão fora desse cenário de desafio. Ele destacou, inclusive, o futuro em relação a individualização do tratamento. Vê-Se que, através de uma necessidade fisiológica do paciente, proceder-se-á a prescrição do médico muito específica e o farmacêutico vai imprimir a medicina personalizada na impressora 3D em farmácias ou até mesmo na casa do paciente, quando se tratar de homecare.

Saúde 4.0

O presidente-executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial, Carlos Gouvêa, destacou-se o conceito de Saúde 4.0. “Este conceito tem como principais objetivos evitar o desperdício e trazer eficiência ao tratamento. A saúde passa a ser centrado no usuário final, ou seja, centrada no paciente. Ela permite uma melhor e maior rapidez no tratamento, pós-tratamento e melhoria da gestão da saúde, incluindo os hospitais”. Para Garcia, nesta nova realidade da saúde 4.0 deve ter conectividade e este é um desafio em um país como o Brasil. Os talentos e as habilidades que devem ser adquiridos, o farmacêutico está nesse exército de profissionais. “É necessário ligar a farmácia da unidade básica de saúde, UBS com um hospital central, o hospital geral com um mais especializado. O farmacêutico tem hoje em dia um grande desafio de olhar para o futuro e entrar nele”.

A segurança do uso dos medicamentos

No encontro do CRF-SP, o farmacêutico e o gerente de automação hospitalar do Hospital Israelita albert Einstein, Dr. Nilson Gonçalves Malta, afirmou que a tecnologia e as ferramentas são essenciais para a garantia do uso seguro dos medicamentos. “Talvez o trabalho muda, mas a tecnologia não fará ninguém, necessariamente, perder o emprego. Os dados não são informação e precisam de interpretação e a estrutura para se transformar em informação. Isso é o papel do ser humano”.

Jornada do consumidor

Abordando o empreendedorismo, a consultora de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), Carlos Bertolasi, descreveu a influência da jornada do consumidor nas estratégias digitais. Ela advertiu que a era digital mudou o comportamento do consumidor, que procura uma boa experiência ao adquirir um produto ou serviço, bem como modificou a comunicação da empresa com o cliente, a tolerância do consumidor e outros aspectos. “Em termos de gestão comercial, não se fala mais em público, mas em pessoa ou em um público específico. Não se trata de qualidade no atendimento, requisito básico, mas a implicação, de encantamento”.

Prescrição electrónica

O sócio-diretor de marketing em NEXTCorp S/A, Dr. Alessandro Bossan, apresentou, no evento organizado pelo CRF-SP, a experiência que foi criado no município de Câmera com a prescrição eletrônica. “Iniciamos certificando-se de que os médicos e farmacêuticos do município, que passaram a integrar um sistema orientado para a prescrição eletrônica, apresentando vantagens para o profissional, já que faz o historial do paciente, o ganho de tempo, aumenta a segurança na dispensação, evita-se a duplicidade da receita, acabam com os problemas de prescrições ilegíveis e prescrições falsas, entre outros.”

CRF-SP lança tomo Cuidado Farmacêutico na Vacinação

O Encontro Paulista de Farmacêuticos foi marcado pelo lançamento da 13ª edição do Volume que integra o projeto Farmácia Estabelecimento de Saúde e conta com o selo da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS). Desta vez, o tema é o Cuidado Farmacêutico para a Vacinação e a publicação traz todas as informações técnicas para que as farmácias oferecem o serviço de vacinação com excelência. Confira mais informações sobre o novo fascículo no site: https://bit.ly/2AMjbXp.

Fonte: Guia da Farmácia com informações do CRF-SP
Foto: Comunicação CRF-SP

CFF faz campanha em homenagem ao Dia do Farmacêutico

Compartilhar:

Fonte: guiadafarmacia.com.br/crf-sp-mostra-o-impacto-de-a-tecnologia-em-atuacao-do-farmaceutico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *