Confira os resultados do 1º Encontro Nacional de Mulheres da venda de Varejo – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

A investigação do grupo indica insatisfação dos executivos na relação entre homens e mulheres do setor

O 1º Encontro Nacional de Mulheres do Varejo, realizado na última terça-feira (11), na sede da GS1 Brasil, revelou que “o autoritarismo, o machismo, o preconceito, a discriminação”, foram as palavras citadas pelos executivos que trabalham no comércio, quando questionadas sobre a relação entre homens e mulheres no setor. Apesar de 29% declararam que já se dão conta de uma complementaridade e um trabalho de forma colaborativa, 62% dizem que não estão satisfeitas com a relação entre as mulheres e os homens de varejo. Além disso, 80% disseram que o nível de esforço para alcançar cargos de direção é muito alto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 a 13 de novembro, com 87 executivos de varejo com uma faixa de idade entre os 26 e os 61 anos, pelo Grupo de Mulheres da venda de Varejo.

O Grupo de Mulheres de Varejo (MdV) foi criado no início de novembro, por Fátima Merlin e Vanessa Sandrini (na foto), dois profissionais reconhecidos na área, com o propósito de ser uma referência na construção de uma nova onda do setor, inspirando-se na força feminina. “Juntos queremos construir uma economia mais colaborativa que se transformarão em agentes de uma transformação no comércio varejista”.

O que era para ser um grupo de discussão, sem pretensões, em poucos dias, tornou-se tão falado que reuniu mais de 200 mulheres, a maior parte em posições de alta direção, no WhatsApp. “Foram muitas vozes pedindo um espaço para falar pela mesma causa que a responsabilidade aumentou”. Em duas semanas, dez mulheres que se candidataram para fazer parte do Comitê Executivo, um plano estratégico foi elaborado, logotipo e apresentação foram criados, as redes sociais abertas, um questionário que é enviado e, em um mês, cerca de 500 mulheres já fazem parte do grupo. No Facebook, a página já atingiu 6 mil pessoas em menos de um mês.

Tanta força que o dia 11 de dezembro realizou-se o 1º Encontro Nacional de Mulheres da venda de Varejo, na sede da GS1, uma das patrocinadoras do evento. Outras marcas como Ativa ID, Bestfit, Casablanca Café da manhã e Eventos, Café Orfeu, Donna Cor, Green People, Lumidea, Mistral, Netquest, Organic também acreditaram no potencial e apostaram no grupo. “Quando abrimos as inscrições para o evento, prenderam em três dias”, comenta Fátima Merlin. “Isso mostra que as mulheres querem e ainda tem que lutar por seu espaço”.

Mulheres no varejo 2Mulheres no varejo no 2º Debate produtivo

Além de apresentar a pesquisa completa, o Grupo de Mulheres da venda a Retalho, se debateu sobre o papel da mulher no comércio com os convidados Adriana Muratore, Cibele Vacchiano, Hugo Bethlem e o grupo definiu quais são os principais temas para os trabalhos em 2019. Entre os temas mais citados foram o desenvolvimento e negócios.

A palestrante e terapeuta Dirce Katayama, da Base de Ser Treinos, fez questão de falar sobre a “Apropriação e Apoderamento” do feminino. “Me perguntam a mim, por que os melhores chefs, estilistas de alta-costura, os criadores da música clássica eram homens. Um dia, lendo um livro, me veio um insight: porque nós mulheres somos cocriadoras, criamos com Deus e os homens não têm este privilégio. Por isso, precisavam preencher esse vazio, criando coisas maravilhosas também”, conta Dirce.

Perfil das entrevistadas pelo Grupo de Mulheres da venda a Retalho

38% – ceo, Presidente, Sócio-Proprietário

23% – a Diretoria, diretor FINANCEIRO

21% – Alta gerência

9% de Média gerência

9% – Executiva/Especialista

Fonte: Guia da Farmácia
Foto: divulgação

FGV mostra o evento “Back to Basics no comércio Varejista”

Compartilhar:

Fonte: guiadafarmacia.com.br/mulheres-de-venda de varejo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *