Por muitos anos, o comércio tem trabalhado com planogramas, que só considerava o ponto natural de exposição de cada categoria. Pouco a pouco, percebeu-se a necessidade de explorar outros pontos de contato com o consumidor na loja. Em meio a tantas ofertas, é essencial que o pagamento esteja bem organizado e com uma comunicação clara para que o consumidor encontre
Por muitos anos, o comércio tem trabalhado com planogramas, que só considerava o ponto natural de exposição de cada categoria. Pouco a pouco, percebeu-se a necessidade de explorar outros pontos de contato com o consumidor na loja.
Em meio a tantas ofertas, é essencial que o pagamento esteja bem organizado e com uma comunicação clara para que o consumidor encontre os produtos facilmente. Se você deve usar um mobiliário adequado para a área destinada para a fila do caixa. Os chamados ‘berço’ ajudam a dar visibilidade aos diferentes segmentos.
Os produtos devem trazer algum benefício para a saúde ou para a beleza e devem ser maioria no sortido, além de receber em destaque na exposição, pois se relacionam melhor com o público-alvo da farmácia. É importante lembrar que as marcas renomadas contribuem para a fidelização do consumidor na hora de decidir onde comprar.
O pagamento é o último momento da compra, onde o consumidor adquire o produto sem planejamento, só porque se lembrou de que precisava dele, quando o viu na prateleira.
A necessidade de chamar a atenção de um consumidor pouco disposto a gastar tempo dentro de uma loja se faz ainda mais necessária quando se trata de farmácias. Enquanto que em uma visita tradicional em um supermercado, o cliente se dispõe a circular entre todos os corredores em busca de seus itens de compra, mais de 70% dos clientes de farmácias dirigem-se directamente ao balcão para comprar um medicamento ou vão até a área de perfumaria em busca de itens de higiene pessoal.
Fontes: Fini Brasil; e o Instituto de Estudos do Varejo (IEV)
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Fonte: guiadafarmacia.com.br/como-aproveitar-o-maximo-o-pagamento