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icone de categoriasícone de categorias deNotícias icone de data de publicaçãoícone da data de publicação, em 30 de julho de 2018.

Como fazer sua farmácia atraente

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Lucia Gadelha: consultoria em recursos humanos

Em tempos de concorrência cada vez mais acirrada, buscar diferenciais competitivos para atrair e fidelizar clientes satisfeitos é um fator de longevidade e prosperidade no mercado atual. Enumerei alguns pontos importantes para que se faça uma análise na sua farmácia. Vamos a eles!

A fachada da loja deve estar bem iluminada, limpa, pronta para atrair os clientes. O principal símbolo da farmácia é a fachada. Isso porque a percepção de como o cliente vê a loja é impactada pela comunicação. Muitas vezes, a localização é muito boa, mas a entrada da loja está obstruído com excesso de mercadorias, caixas no chão, a dificuldade de acesso para cadeiras de rodas, idosos, mães com carrinhos de bebê.

O projeto começa com a comunicação externa da loja. A fachada e os adesivos de vitrine demonstram a identidade da marca e as principais estratégias de como a farmácia é percebida por seu público-alvo. Para criar o conceito de identidade, a padronização da marca é fundamental, já que a qualidade da comunicação posiciona a farmácia perante o consumidor, sendo um ponto importante na definição de qual farmácias, o consumidor se identifique neste processo de escolha.

A comunicação externa deve estar alinhado com a estratégia da farmácia. Cores, nome, iluminação, adesivos, entre outros, devem obedecer ao modelo estabelecido como um atrativo para ter uma comunicação inicial adequada da marca de sua farmácia.

A disposição dos elementos da farmácia é outro fator de sucesso, o que causa um impacto positivo no resultado das vendas, quando os elementos são colocados corretamente, estimulando a venda adicional. Considerando que as investigações realizadas pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFPEC) nos dizem que o consumo do setor farmacêutico está, em média, cinco minutos dentro da farmácia, esta organização é o aproveitamento das pontas de gôndola e os cestões para destacar os produtos estratégicos. Estes lugares são considerados estratégicos para a compra por impulso/emoção, que é uma decisão de compra rápida, estimulada pelo grande apelo promocional.

O mix de produtos de medicamentos e perfumaria também é um fator diferencial no design interior da farmácia. Esta variedade contribui para o aumento do ticket médio e estimula a compra por emoção, principalmente em perfumaria.

A atenção continua a ser um diferencial competitivo. Funcionários uniformizados, com crachás de identificação e capacitados para acolher os clientes com carisma e profissionalismo. A venda é a consequência da excelência no relacionamento. O trabalho em equipe é fundamental para que o cliente experimente o padrão de atendimento na assistência farmacêutica, a confiança e o conhecimento demonstrado pelos assistentes de medicamentos e perfumaria e finalizado pelos participantes do quadro. Todos fazem parte desse processo de fidelizar clientes satisfeitos. A liderança deve estar preparado para conduzir seus colaboradores no processo de satisfação dos clientes. Como? Acompanhando o equipamento, treinamento, orientação, sendo uma referência para os seus colaboradores.

Estes são alguns dos principais fatores que contribuem para o processo de fidelização de clientes satisfeitos, que desejam preços competitivos, ambiente organizado e aconchegante e o atendimento humanizado.

Por Lucia Gadelha – Consultora especialista em Gestão de Recursos Humanos e Treinamento de Líderes.

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Fonte: ascoferj.com.br/noticias/como-fazer-seu-farmácia-atraente

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