ChatApp Benie facilita a compra de medicamentos e produtos de higiene via Facebook | Panorama Farmacêutico – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Os usuários do Facebook agora podem fazer compras em farmácias pelo Messenger. O novo canal de compra on-line brasileiro Benie, que acaba de ser publicado, é um assistente pessoal que procura os melhores preços, faz a compra e a entrega do produto no endereço indicado pelo cliente, sem cobrar nenhuma taxa pelo serviço.

Criado por parceiros com vasta experiência no mercado financeiro, entre eles Marcelo Braga e João Campos, um dos fundadores da plataforma de investimentos Monetar, incorporada ao Grande Investimento, do grupo Brasil Plural, o Benie é uma modalidade de aplicação, chamado ChatApp, que vive dentro de outras aplicações, no caso o Facebook. A solução é uma novidade no Brasil, mas no exterior de empresas como Walmart e Domino’s Pizza já oferecem essa facilidade.

No ar desde junho de 2018, o Benie, que funciona 24 horas, está disponível para os compradores do Rio de Janeiro. Pouco a pouco, o serviço é oferecido a outras cidades. A meta é estar operando em todo o país até 2019. Até o final do ano, a expectativa é fazer 250 mil transações. O sistema já conta com mais de 25 mil farmácias associadas, que incluem desde as grandes redes até estabelecimentos de pequeno porte.

O Benie também é capaz de satisfazer a maioria dos convênios. Assinou uma parceria com uma das maiores empresas de Programa de Benefícios de Medicamentos do Brasil e, em breve, todos os planos de saúde serão atendidos.

Para desenvolver toda a tecnologia do Benie, os sócios investiram cerca de us$2 milhões, em conjunto com um grupo de investidores anjo. As receitas da empresa são provenientes das quotas de vendas que são pagas pelas farmácias. Será cobrado um custo transacional, a cada venda que a loja faz por ChatApp.

Os fundadores explicam que o diferencial, a diferença de outros meios de compra, como o telefone ou o site da farmácia, são a praticidade e rapidez, além da vantagem de preços mais competitivos e garantia do produto.

“A ideia de desenvolver o sistema surgiu quando nos demos conta de que, apesar da evolução tecnológica, em que as pessoas se comunicam cada vez menos por chamadas de telefone, na área de saúde, isso não é a realidade. As pessoas ainda utilizam muito o telefone para fazer compras em farmácias, comenta o sócio João Campos.

“Identificamos que poderíamos fazer a sua vida muito mais simples e acessível, criando uma forma de atendê-lo digitalmente. Desenvolvemos um assistente, com o que o usuário pode conversar por mensagem de correio eletrônico, assim como você faz com seus amigos”, complementa Marcello Braga, outro parceiro a frente do negócio.

Como funciona

Para aceder ao Benie, basta procurar a página no Facebook (https://www.facebook.com/beniesaude/), procurando por “Beniesaúde” e enviar uma mensagem. Depois, é só informar os produtos que você procura, que, automaticamente, o sistema procura o menor preço e o estabelecimento comercial mais próximo ao cliente. Finalizada a compra, o sistema avisa quando o pedido saiu da farmácia e assegurar-se de que tudo ocorrerá bem até a entrega, que é feita em 45 minutos, no máximo.

O pagamento é feito através de cartão de crédito. Além dos dados do cartão, o Benie solicita o endereço de entrega, telefone e número da carteira de identidade. A segurança da informação do cliente é garantida. Os dados do cartão de crédito, por exemplo, não ficam armazenados no Facebook, e nem mesmo o Benie tem acesso a eles. A transação é realizada por meio de um parceiro financeiro, Zoop, a mesma empresa que realiza operações de pagamentos de iFood, Sympla, entre outras empresas do grupo Movile.

No site www.benie.com.br também há um link que direciona para a conversa com o Benie. Em breve, o serviço deve estar disponível em outras redes sociais.

Fonte: Portal Tiinside

Fonte: panoramafarmaceutico.com.br/2018/08/03/chatapp-benie-facilita-compra-de-remedios-e-produtos-de-higiene-via-facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *