imagem07-09-2018-23-09-40Rappi foi a grande vencedora da concorrência entre as oito startups participantes. Na foto, Carlos Zago (CEO da Innovster), Eugênio De Zagottis (presidente do conselho da Abrafarma), Eduardo Sodero (diretor da Rappi Brasil) e Sérgio Mena Barreto (CEO da Abrafarma) Crédito: Wesley Gonçalves
De um lado, startups ágeis e abertas à inovação. De outro, as redes com uma sólida base de clientes e escalabilidade. O Abrafarma Future Trends, encerrado nesta quinta-feira, dia 5, deu-se um encontro inédito entre essas empresas por meio do Innovation Cup. Foi uma das principais novidades da quinta edição do evento, realizada pela Abrafarma em colaboração com Carlos Zago, CEO da consultoria Innovster.
A sessão consistiu em um campeonato com a presença de oito startups que mantêm soluções para a gestão da saúde e a melhoria das operações de varejo. Cada uma tinha o direito de apresentar suas plataformas em cinco minutos, com espaço para perguntas e respostas. Ao final, o público e um júri composto por executivos das redes de farmácias, consultores e gestores da indústria tiveram a oportunidade de votar na melhor ideia. A mobilização foi intensa, com cerca de 280 pessoas enchendo um dos auditórios do hotel Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).
Com o 39,8% dos votos, a Rappi foi a grande vencedora, com seu sistema de delivery, que propõe a entrega de produtos diversificados em menos de uma hora. A empresa recebeu um prêmio de R$ 10 mil. O segundo lugar, com 22,9%, foi a Send4, que permite que os e-commerces das redes de oferecer aos clientes a opção de retirada ou devolução de suas compras on-line nas unidades mais próximas à residência ou local de trabalho. Já a Neomode ocupou a terceira posição, com 11,4% de preferência através de sua plataforma de integração omnichannel entre as vendas pela internet e em lojas físicas.
Os outros participantes foram Aqua (especialista em tecnologias de tela de toque para melhorar a experiência no PDV), o Dr. Sintomas (programa de inteligência artificial, com base na análise dos sintomas e em consultoria de saúde para os pacientes), a WinWin (app inspirada em Pokémon Go e que recompensa os usuários depois de sugerir a caça de produtos), a Ubots (com foco na digitalização do serviço de atendimento ao consumidor) e a ViBe – VivaBem (gestão integrada da saúde para a redução dos custos assistenciais e a melhoria da produtividade dos colaboradores da empresa).
“Sem dúvida, esta iniciativa abriu um caminho promissor para as novas associações e contribui para o nosso setor absorver ideias muito diferentes e disruptivas”, diz Sérgio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico