A Pfizer centra-se na campanha de luta contra o suicídio – Guia da Farmácia – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

A ação faz parte do Setembro Amarelo, que tem a intenção de falar sobre o assunto abertamente, sem medos nem tabus

As pessoas que cometem suicídio muitas vezes dão ampla indicação de sua intenção, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). E, muitas vezes, chegam a procurar ajuda antes desse desfecho. Cerca de um em cada cinco pacientes que tentaram o suicídio tem passado por uma consulta médica, um mês antes do episódio, de acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a partir de 80 indivíduos atendidos em um socorro de Embu das Artes (SP).

Outro estudo, publicado no final do ano passado, reafirma que muitos indivíduos que passam por tentativas de suicídio tendem a visitar o seu médico nos meses anteriores ao episódio. O trabalho aponta, por outro lado, que grande parte destes pacientes não chegam aos serviços médicos por meio do psiquiatra e destaca que o processo de identificação de pessoas em risco de suicídio é ainda um grande desafio para os profissionais da atenção primária. “Muitas vezes quem está em contato com este paciente é o médico clínico geral, ginecologista ou o cardiologista. Por isso, é preciso fortalecer as discussões sobre o suicídio e ganhar esse tabu em todas as esferas sociais”, afirma o diretor médico da Pfizer, Eurico Correia.

A importância de vencer o silêncio social relacionado com o tema e procurar ajuda é, precisamente, o tema da ação digital #saiadasombra, uma iniciativa que a Pfizer – empresa associada da Aberje – acaba de lançar, com o apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), como forma de contribuir para as atividades educativas da campanha global de Setembro de cor Amarela, que tem como foco o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que se celebra no próximo dia 10.

Cabe destacar que, a partir de 2012, a taxa de suicídio entre os brasileiros de 15 a 29 anos aumentou em quase 10%, de acordo com a edição de 2017 do Mapa da Violência, um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Globalmente, o problema já é a segunda causa principal de mortes de jovens desta faixa etária.

Fonte: Aberje-SPFoto: Shutterstock

Compartilhar:

Fonte: guiadafarmacia.com.br/pfizer-foca-em-campanha-de-combate-ao-suicídio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *