A farmácia é o 2º canal preferido para a compra de cosméticos – ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

icone de categoriasícone de categorias deNotícias icone de data de publicaçãoícone da data de publicação de 20 de dezembro de 2018.

A farmácia é o 2º canal preferido para a compra de cosméticos

COMPARTILHAR:

Uma nova pesquisa da Mintel mostra que o supermercado é o canal de varejo, onde os brasileiros mais a compra de cosméticos. De fato, ela revela que sete em cada dez consumidores, 72% afirmaram ter usado esse canal de vendas para a compra de produtos de beleza e higiene pessoal nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa (setembro de 2018).

Entre as motivações de compra citadas para este canal, preços razoáveis foi a mais indicada, por 62% dos consumidores. No entanto, apenas uma em cada cinco brasileiros, 21% afirmou utilizar este canal por ele, para oferecer produtos de alta qualidade. As farmácias surgem como o segundo canal preferido, por quase seis em cada dez consumidores, 58%, e em terceiro lugar estão as vendas porta a porta e por catálogo, o que corresponde a 37%.

“Sendo o principal canal de venda para os produtos de beleza e cuidados pessoais, há oportunidades para que os supermercados ganham ainda mais a participação no setor. Eles poderiam investir em opções mais premium, e/ou a criação de espaços de beleza com produtos de nicho, como veganos e naturais/orgânicos. Desta forma, eles também são colocados como vendedores de produtos inovadores e sofisticados”, afirma Juliana Martins, especialista sênior em Beleza e Cuidados Pessoais, da Mintel.

Entre os cosméticos mais comprados pelos brasileiros são os desodorantes. A pesquisa Mintel revela que 83% dos consumidores compraram estes produtos nos últimos 12 meses, sendo que 76% em supermercados. No entanto, apenas uma de cada quatro brasileiros, 25%, afirmou comprá-los através da internet.

“Em relação à compra online, alguns brasileiros vêem barreiras para comprar nesse canal, como o frete caro e dificuldade em trocar/devolver os produtos no caso de que seja necessário. Por estes motivos, o sistema ” click and collect poderia ser um incentivo para a compra pela internet. Através dele, o consumidor adquire os produtos que deseja através da internet e os retira da loja que seja mais conveniente e quando quiser”, diz Juliana Martins.

A pesquisa Mintel também detectou-se a importância da presença de especialistas em varejo. Para alguns brasileiros que compram produtos de beleza e cuidados pessoais em lojas de marca própria e em lojas especializadas que vendem produtos de várias marcas, a possibilidade de consultar alguém com conhecimento sobre os produtos é importante. De fato, 29% e 23%, respectivamente, disseram que compraram esses locais têm a oportunidade de consultar um especialista sobre os produtos.

Em relação às compras de produtos de beleza e cuidado pessoal dos homens, a pesquisa Mintel mostra que metade deles, 54%, compra no comércio porta-a-porta para a possibilidade de ter contato direto com o vendedor. Além disso, a experimentação dos produtos antes da compra também parece ser importante para este público. Por exemplo, dois dos cinco brasileiros, 40%, disseram que a entrega de amostras de produtos foi um dos motivos para o ter comprado produtos de beleza e cuidado pessoal no varejo de porta-a-porta, em comparação com 25% das mulheres.

A pesquisa Mintel também aponta que é importante que as marcas se comunicarem com seus clientes nas redes sociais. Por exemplo, 41% dos consumidores lêem/vêem as avaliações on-line dos produtos antes de comprar, e também 41% estão de acordo em que, muitas vezes, assistem vídeos ou tutoriais sobre produtos de beleza nas redes sociais. Além disso, 73% dos brasileiros gostam quando as marcas pedem a sua opinião nas redes sociais.

“O varejo de beleza também deve estar atento à tendência de espaços ‘instagrammables’, ou seja, atrativos para ser publicados em redes sociais, como o Instagram. Criar produtos e espaços ‘instagramáveis’ para atrair os consumidores a ir, tirar fotos e compartilhar suas experiências nas redes sociais, chamando a atenção de outras pessoas para visitar o ponto de venda, torna-se fundamental nos tempos atuais. Em Londres, uma loja, uma das maquiadoras mais famosas em todo o mundo, oferece um espaço onde a consumidora se senta, põe à prova várias maquiagens em realidade virtual e, com a ajuda de um espelho e iluminação, tira foto do look escolhido, e lá mesmo já podes compartilhá-lo nas redes sociais”, conclui Juliana.

Fonte: Mintel

VEJA MAIS SOBRE: cosméticos

COMPARTILHAR:

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Fonte: ascoferj.com.br/notícias/farmácias-são-o-2-canal-favorito-para-compra-de-cosméticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *