Medicamentos de marca continuam sendo a preferência entre os consumidores – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Segundo o estudo do IFEPEC, 63,55% dos brasileiros já compraram pelo menos uma unidade de estes fármacos

O estudo indica 63,55% dos brasileiros compraram ao menos uma unidade de medicamentos de marca. Os dados, extraídos da Pesquisa de Comportamento do Cliente em Farmácias 2019, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC), em colaboração com o Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (o mundo subterrâneo), do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp), também revelam que 63,45% dos entrevistados compraram ao menos uma unidade de genéricos.

Nos casos em que as pessoas têm adquirido um único tipo de medicamento, o produto de marca volta a destacar-se com 27,20% comprando esse tipo de produto. Já 23,53% optaram apenas por genéricos e 4,60% por não medicamentos. “Observa-Se um aspecto interessante deste mercado, que é o crescimento dos genéricos, no entanto, ainda tem uma força contínua dos medicamentos de marca. Também se observa que a aquisição de medicamentos não vêm, normalmente, está associada com a aquisição de medicamentos”, explica o presidente da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), Edison Tamascia, que encomendou a pesquisa.

Segundo o executivo, o crescimento do espaço dos genéricos deve-se a vários fatores, entre os quais se destacam os valores que são mais acessíveis e o crescimento da confiança destes produtos por parte da população. “O objetivo da pesquisa foi obter um retrato mais próximo da realidade do comportamento dos clientes das farmácias de cada região e de seus respectivos grupos e, com isso, permitir que os proprietários de farmácias e redes de lojas na análise das características do mercado, facilitando a tomada de decisão”, avalia Tamascia. A pesquisa entrevistou quatro mil clientes de farmácias. Os consumidores foram abordados no momento em que saíam das lojas em que efetuaram a compra.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Genéricos completam 20 anos, gerando uma economia de us$ 127 milhões

 

Compartilhar:

Fonte: guiadafarmacia.com.br/medicamentos-de-marca-ainda-é-a-preferência entre os consumidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *