7 orientações para o emagrecimento saudável no verão – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Farmacêuticos podem aconselhar os clientes a alcançar o peso ideal sem riscos

O emagrecimento tem sido uma busca constante entre os brasileiros, especialmente durante o verão, época em que o corpo tende a estar mais exposto. No entanto, uma dieta sem acompanhamento ou abandonar o cuidado da saúde em relação à alimentação pode prejudicar as defesas do corpo. “É importante estar atento à quantidade de vitaminas e minerais consumidos, já que eles são importantes para ajudar no funcionamento do sistema imune, que é sensível a mudanças nos níveis desses micronutrientes”, alerta o diretor médico da Pfizer Consumer Healthcare, Andres Zapata. Também é fundamental estar com a ingestão de micronutrientes em dia, mas, muitas vezes, acaba fazendo más escolhas alimentares. “Quando o calor chega, as pessoas tendem a optar por refeições leves. Apesar de ter a percepção de que estão se alimentando bem, esta dieta pode não estar cumprindo com a quantidade ideal de vitaminas e sais minerais necessários para o adequado funcionamento do organismo”, explica o médico, ressaltando que recorrer a um suplemento vitamínico adequado pode ser uma medida que ajuda na manutenção da saúde.

Diante de um cenário como este, torna-se evidente a importância de manter uma dieta balanceada como uma peça-chave para alcançar o peso ideal com qualidade de vida. Mas, isso não deve ocorrer somente nas vésperas de épocas como o verão, segundo adverte a especialista em clínica médica e de nutrição funcional, Sarina Occhipinti. Ela fornece algumas dicas que podem ser fornecidas aos clientes das farmácias que buscam fórmulas para emagrecer.

1. Cuidado com o efeito sanfona

Qualquer dieta funciona. O problema é que, quando o corpo perde peso, o metabolismo cai também. Assim, no caso de dietas do tipo “projeto verão”, os estudos mostram que quase 100% das pessoas que conseguem perder peso, voltam a ganhar peso quando acaba a estação. Trata-Se do efeito sanfona, que sempre ocorre porque a recuperar o peso é uma defesa do organismo. Por isso, é necessário acoplar em um projeto com a dedicação, a prática de atividades físicas e a boca fechada.

2. Hábitos de alimentação e de estilo de vida

É necessário investir em um projeto de emagrecimento para a vida. Portanto, deve-se trabalhar no núcleo do que leva o paciente a engordar, que são seus hábitos. O primeiro ponto a ser considerado é que a dieta não pode ser um sofrimento. O segredo está no autoconhecimento. Por isso, é necessário também trabalhar o lado psicológico e escolher um estilo de vida confortável ao paciente.

3. Acompanhamento profissional.

Utilizar dietas de amigos ou de conhecidos para perder peso não é uma boa opção. A genética, os hormônios, o metabolismo e até mesmo os aspectos psicológicos de cada um são fatores importantes e individuais. Assim, diferentes pessoas têm diferentes reações, por isso, é fundamental uma dieta personalizada.

4. Atendimento ao metabolismo

A redução da ingestão de 15% das calorias pode reduzir a entrada de 40% de hormônio da tireóide dentro da célula, levando à diminuição do metabolismo. Assim, a cada ano, é possível diminuir em até 400 calorias, o que faz com que se possa engordar muito mais se voltar a comer o que comia antes. O ideal é investir em estratégias que o enganem. Isso pode ser feito com um aumento de massa muscular, a ingestão de determinados alimentos, uso de medicamentos e o aumento da gordura marrom, que tem sido a grande promessa. Outra dica para aumentar o metabolismo é tomar um banho frio.

5. Mente sã, corpo saudável

O cérebro é neuroplástico e, portanto, aceita a programação é enviada. Assim, vale treinar a mente para ser magro e isso pode ser feito com exercícios. E no caso de que o paciente esteja chateado, a orientação é para fazer uma corrida, ou ver um bom filme, mas não compense as penas com comida.

6. Treinar progressivamente

Para emagrecer, a prática de atividades físicas tem que ser difícil. Se quiser deixar de treinar ou treinar sem progressão, é inevitável o aumento de peso vai acontecer. Por isso, é preciso desafiar o corpo a superar constantemente.

7. Quer emagrecer de verdade

O emagrecimento depende da disciplina e, acima de tudo, de um desejo interno. Mas tudo em excesso é ruim. É preciso manter o equilíbrio para garantir uma vida saudável e prazerosa. Isto significa que mesmo se você pode sair da dieta às vezes, mas não vale a pena deixar a alegria de lado.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

CRF-SP gera o debate sobre a atenção farmacêutica

Compartilhar:

Fonte: guiadafarmacia.com.br/7-orientacoes-para-emagrecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *